quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Entrevista com o Vampiro


Faz dois dias que terminei de ler este livro, no entanto, precisei pensar bastante para conseguir escrever alguma coisa a respeito dele...

Sobre a autora, não é o primeiro livro que leio de Anne Rice, tampouco é o primeiro livro que indico. Apesar de dois livros serem pouco para que se possa traçar o perfil de um autor, pude perceber que Rice consegue em um único enredo escrever duas histórias. A primeira, interna, que se desenvolve inteiramente na cabeça do protagonista; e a segunda, externa, que se desenvolve à partir de fatos.

Sobre o livro, gostei pra caramba. Antes de escrever aqui, resolvi dar uma olhada em outras críticas do livro e não encontrei nenhuma que citasse justamente o aspecto que achei mais interessante da história:

Os vampiros possuem sensualidade, no entanto, não possuem sexualidade alguma, o que é muito bem pensado, afinal, o sexo é a forma de reprodução humana e envolve prazer, no entanto, nada tem a ver com a forma de reprodução dos vampiros de Rice, seus vampiros não se reproduzem pelo sexo, o corpo humano está morto, reproduzem-se por um ritual de sangue e é nisso que está o prazer. Já havia visto o filme, que não soube captar esta peculiaridade, dando a entender que muitos vampiros eram homossexuais, depois de ler o livro, entendo que todos os vampiros são homossexuais a partir do momento que só há um sexo na imortalidade e todos possuem o mesmo papel na reprodução.

Eu poderia ter escrito várias coisas sobre outros aspectos do livro - construção de cenários, repodução dos diferentes locais e épocas, esfericidade dos personagens - e ficaria o dia inteiro discorrendo sobre o que eu achei e o motivo de ter achado. Não quis fazer isso. Já disse, gostei do livro como um todo, para entender como eu me senti só existe uma maneira, leia o livro também!

Livro presenteado por: Jazz. Muito obrigado!

3 comentários:

  1. Interessante essa construção "homogênea", né? Esse vai pra listinha!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que crítica linda!

    Você conseguiu descrever o que muitos não conseguem descrever: O sexo na mitologia vampírica! Não só nos vampiros de Mrs. Rice, mas como um todo.

    Frase muito boa: "...seus vampiros não se reproduzem pelo sexo, o corpo humano está morto, reproduzem-se por um ritual de sangue e é nisso que está o prazer."

    ResponderExcluir
  3. Uia, agradeço muito, os dois comentários!

    Obrigado!

    ResponderExcluir